RW Serviços serviços

  • Blog
  • Conectividade no campo, fácil e prática.

Conectividade no campo, fácil e prática.

Postado em 14/09/2021

A FAO estima que a população mundial chegará a 10 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. E como alimentar toda esta crescente demanda? O setor agropecuário está cada vez mais orientado a otimizar seus processos produtivos, minimizando as perdas com insumos no plantio, como também reduzindo despesas operacionais que algumas vezes estão ocultas na formação dos preços e margens.

Aplicações na agricultura digital ou Agricultura 4.0, visam otimizar as perdas de produtividade no campo, seja através de sensores que oferecem uma melhor análise do solo, recursos para a mitigação de pragas ou monitoramento das condições climáticas entre outras aplicações disponíveis no segmento.

Mas, o Brasil ainda carece de uma boa oferta de conectividade para permitir a massificação das aplicações no agronegócio. Em 2021, menos de 35% da área rural do Brasil possui cobertura 4G com qualidade aceitável, segundo dados da Anatel, como menos de 37% do campo é atendido por serviços básicos com a tecnologia 3G. E, por outro lado, os investimentos em conectividade que abranjam toda a extensão de uma propriedade rural são inviáveis nas condições operacionais existentes.

Como solucionar estes desafios para o produtor rural brasileiro aderir a Agricultura Digital?

A solução Agromobility, da empresa Tecexpert, parceira RW Serviços, foi lançada como uma das opções para atender à demanda de conectividade do agronegócio. Ela é composta por estações móveis engatáveis ou mastros compactos – Agromobility Lite, permitindo atender os desafios na área de produção (Talhões, Frentes de Trabalho ou Áreas de Plantio), de forma modular e simples, viabilizando a conexão a Internet, muitas vezes disponível na sede ou escritório das propriedades.

A estação móvel permite o uso de sistemas de comunicação distintos, seja para o Backhaul ou transporte,  como também para o acesso, combinando múltiplas tecnologias de radiocomunicação e radiofrequência disponíveis no mercado, como WiFi, Mesh, LPWAN e Satélite.

A arquitetura típica da solução é baseada em duas camadas, superior e inferior, garantindo a distribuição da conexão de forma eficiente, estável e robusta para conectar sensores, estações meteorológicas, dispositivos de telemetria (conectados a tratores e demais equipamentos agrícolas).

A camada superior da solução é composta por sistemas autônomos de conectividade Mesh, ponto a ponto ou satélite, conforme a melhor opção na área produtiva.

Por outro lado, a camada inferior permite utilizar tecnologias de conectividade compatíveis com os implementos de mercado, como o uso de soluções WiFi, LPWAN, RF ISM, entre outros.

Atenta ao melhor consumo energético e à responsabilidade sócio-ambiental, as estações móveis são equipadas com um controlador de carga inteligente, que permite estender a autonomia e uso racional de baterias por até 45 dias sem recargas.

As estações móveis são instaladas de modo apropriado e com a configuração necessária para atender aos requisitos e demandas particulares existentes em uma propriedade, após uma análise técnica envolvendo engenharia de sistemas em RF.

Além do fornecimento das estações, a TecExpert dispõe de serviços profissionais especializados no desenvolvimento de projetos, suporte técnico, inclusive em campo, bem como operação à distância.

A TecExpert Brasil possui parcerias com operadoras de telecomunicações via fibra, rádio ou satélite no território nacional.

A solução AgroMobility foi apresentada durante o evento Dia de Campo Copercampos 2019 e obteve visibilidade do mercado de produtores de sementes por toda a região oeste de Santa Catarina, como foi destaque em publicação da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

Descrição do formulário