Dispositivos Corporativos x Smartphones.
6 de abril de 2021

Conectividade no campo, fácil e prática.

A FAO estima que a população mundial chegará a 10 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. E como alimentar toda esta crescente demanda? O setor agropecuário está cada vez mais orientado a otimizar seus processos produtivos, minimizando as perdas com insumos no plantio, como também reduzindo despesas operacionais que algumas vezes estão ocultas na formação dos preços e margens.

Aplicações na agricultura digital ou Agricultura 4.0, visam otimizar as perdas de produtividade no campo, seja através de sensores que oferecem uma melhor análise do solo, recursos para a mitigação de pragas ou monitoramento das condições climáticas entre outras aplicações disponíveis no segmento.

Mas, o Brasil ainda carece de uma boa oferta de conectividade para permitir a massificação das aplicações no agronegócio. Em 2021, menos de 35% da área rural do Brasil possui cobertura 4G com qualidade aceitável, segundo dados da Anatel, como menos de 37% do campo é atendido por serviços básicos com a tecnologia 3G. E, por outro lado, os investimentos em conectividade que abranjam toda a extensão de uma propriedade rural são inviáveis nas condições operacionais existentes.

Como solucionar estes desafios para o produtor rural brasileiro aderir a Agricultura Digital?

A solução Agromobility, da empresa Tecexpert, parceira RW Serviços, foi lançada como uma das opções para atender à demanda de conectividade do agronegócio. Ela é composta por estações móveis engatáveis ou mastros compactos – Agromobility Lite, permitindo atender os desafios na área de produção (Talhões, Frentes de Trabalho ou Áreas de Plantio), de forma modular e simples, viabilizando a conexão a Internet, muitas vezes disponível na sede ou escritório das propriedades.

A estação móvel permite o uso de sistemas de comunicação distintos, seja para o Backhaul ou transporte,  como também para o acesso, combinando múltiplas tecnologias de radiocomunicação e radiofrequência disponíveis no mercado, como WiFi, Mesh, LPWAN e Satélite.

A arquitetura típica da solução é baseada em duas camadas, superior e inferior, garantindo a distribuição da conexão de forma eficiente, estável e robusta para conectar sensores, estações meteorológicas, dispositivos de telemetria (conectados a tratores e demais equipamentos agrícolas).

A camada superior da solução é composta por sistemas autônomos de conectividade Mesh, ponto a ponto ou satélite, conforme a melhor opção na área produtiva.

Por outro lado, a camada inferior permite utilizar tecnologias de conectividade compatíveis com os implementos de mercado, como o uso de soluções WiFi, LPWAN, RF ISM, entre outros.

Atenta ao melhor consumo energético e à responsabilidade sócio-ambiental, as estações móveis são equipadas com um controlador de carga inteligente, que permite estender a autonomia e uso racional de baterias por até 45 dias sem recargas.

As estações móveis são instaladas de modo apropriado e com a configuração necessária para atender aos requisitos e demandas particulares existentes em uma propriedade, após uma análise técnica envolvendo engenharia de sistemas em RF.

Além do fornecimento das estações, a TecExpert dispõe de serviços profissionais especializados no desenvolvimento de projetos, suporte técnico, inclusive em campo, bem como operação à distância.

A TecExpert Brasil possui parcerias com operadoras de telecomunicações via fibra, rádio ou satélite no território nacional.

A solução AgroMobility foi apresentada durante o evento Dia de Campo Copercampos 2019 e obteve visibilidade do mercado de produtores de sementes por toda a região oeste de Santa Catarina, como foi destaque em publicação da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

Interessado em saber mais sobre conectividade no campo? Vamos marcar uma conversa. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *