Locação de Equipamentos – uma alternativa em tempos difíceis.
9 de junho de 2016
Oportuidade para sermos melhores.
23 de dezembro de 2016

Uma mudança de mentalidade. Possuir ou usar?

Há uma mudança de mentalidade ocorrendo pelo mundo, e o Brasil não está de fora, quanto ao possuir ou usar um determinado bem, como um telefone, uma bicicleta ou mesmo um carro. Talvez você pense que se trata da mesma coisa, mas há uma diferença. Eu acho que você se lembra do tempo em que a maioria das pessoas queria possuir uma linha telefônica, quando na verdade o que elas precisavam realmente, era do serviço que a linha proporcionava, a comunicação.

Recentemente a revista americana Fast Company publicou uma matéria online sobre esse assunto citando o caso de empresas que locam desde câmeras fotográficas a smartwatchs, passando por dispositivos de IoT, como lâmpadas, termostatos e tomadas inteligentes. Os clientes fazem um tipo de “assinatura”, pagando periodicamente uma taxa. Esse é um modelo de negócio que tende a se expandir e redefinir alguns aspectos de mercado. Nos Estados Unidos, alguns varejistas de tecnologia contam com um setor específico para locação de equipamentos em suas lojas.

Esse modelo se torna mais relevante nos segmentos de tecnologia. Vivemos num tempo de mudanças aceleradas com frequentes upgrades de hardware e software. Como minimizar os riscos do investimento feito na aquisição de equipamentos que impactam direto no negócio, que hoje funcionam bem e amanhã podem ser descontinuados pelo fabricante? A locação ajuda a responder essa pergunta, pois a substituição ou atualização de dispositivos, podem estar incluídos no serviço.

Vale a pena uma reflexão mais séria. Por exemplo, sua empresa precisa ter equipamentos com custo de aquisição relativamente alto, como coletores e impressoras de código de barras ou precisa, na verdade da produtividade e agilidade no negócio que eles proporcionam?  Ou ainda, seu negócio precisa ter equipamentos de rede wifi profissionais ou na verdade precisa de mobilidade, ou seja, deslocar-se pela empresa mantendo-se conectado? Para essas e outras necessidades, a locação dos equipamentos com suporte, manutenção e atualizações incluídos não  atenderia proporcionando os resultados almejados?

Clicando aqui, você verá uma apresentação objetiva que poderá ajudá-lo a refletir melhor sobre o modelo de locação, seus aspectos contábeis e financeiros e como tornar a locação de tecnologia um fator de competitividade no seu negócio.

 

Eduardo Junqueira – RW-Novos Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *